De acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde, o Maranhão registrou até o dia 13 de outubro,
22 casos de Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos foram registrados até o dia 13 deste mês no Maranhão, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde. O estado tem ainda 48 casos suspeitos em 17 municípios e outros 146 descartados.
Em 100% dos casos confirmados, os pacientes são homens e eles estão em sua maioria na faixa etária entre 30 a 39 anos (10 casos), 20 a 29 anos (8 casos) e 40 a 49 anos (4 casos).
A maioria dos casos confirmados estão na capital. São 15 casos em São Luís. Os demais estão nas cidades de: Pindaré-Mirim (1), Timon (1), Paço do Lumiar (1). Santa Inês (2), São José de Ribamar (2).
Em São Luís, há 21 casos suspeitos. Os demais casos estão nas cidades de Miranda do Norte, Pedreiras, Peritoró, Pio XII, Caxias, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timbiras, Igarapé do Meio, Serrano do Maranhão, Vitória do Mearim, Porto Franco, Paço do Lumiar, Imperatriz, Balsas, Porto Franco, Santa Inês, Santo Amaro do Maranhão,
Nos dias 10 e 12 de agosto de 2022 foram confirmados os primeiros casos de Monkeypox no Maranhão: Um homem de 42 anos sem histórico de viagens, e outro, de 38, que viajou para Belo Horizonte. O estado segue com as ações de vigilância e monitoramento de casos suspeitos.