A Justiça determinou que a cidade de Itinga do Maranhão não tenha nenhum gasto no Carnaval de 2023 por causa da situação do Hospital Municipal de Itinga, que está com diversos problemas, como a falta de remédio, problemas na estrutura, carência de profissionais de saúde e outros.
O pedido de suspensão foi feito pelo Ministério Público (MP-MA) e a Justiça acatou. Qualquer contrato já fechado também deve ser suspenso. Anteriormente, o município teve um prazo de 60 dias para cumprir as exigências sanitárias do hospital, mas, não houveram mudanças e a Justiça considerou que o local continuou em péssimas condições de uso.
O bloqueio dessas verbas públicas tem o objetivo de fazer a Prefeitura de Itinga cumprir as decisões judiciais. São requeridos medicamentos, tratamento cirúrgico, leitos, internação hospitalar e outros nas manifestações.
“Observa-se a existência de elementos que indicam que o direito à saúde não está sendo garantido de forma regular pelo Município”, disse o juíz Antônio Martins de Araújo.
Sobre o Hospital Municipal de Itinga
O Hospital Municipal de Itinga está em situação precária, segundo as imagens que circulam nas redes sociais feitas dentro do hospital. Os moradores denunciam que o prédio está sem ventilador, não tem máquina de raio-x e faltam até mesmo maçanetas nas portas.
As imagens mostram as paredes sujas, locais com lodo, buracos na parede e muitos outros problemas de infraestrutura básica. A manutenção do hospital, assim como seu funcionamento, é de responsabilidade do município.
A situação está repercutindo no Maranhão e a população pede mudanças no prédio. O prefeito Lúcio Flávio falou em suas redes sociais que está buscando parceria com o Estado para a construção de um novo prédio para o hospital.