A maranhense Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, venceu a categoria “Healer”, Curadora da Terra, no Oscar em Hoollywood, no estado da Califórnia, no último domingo (12).
Além da premiação, a ministra foi homenageada no Green Carpet Fashion Awards, que é um evento que acontece dentro do Oscar.
Sonia recebeu o prêmio do ator Leonardo DiCaprio, que considera as ações da ministra maranhense “extraordinárias”. Ela também recebeu o reconhecimento de ações sustentáveis e por defesas das florestas.
Em sua rede social, Instagram, a ministra se pronunciou através do texto:
“No Green Carpet Fashion Awards, tive a honra de apresentar o Healer Award à primeira Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, uma heróica guardiã do planeta. A Ministra Guajajara tem sido uma ativista ambiental ferrenha diante das graves ameaças aos povos indígenas, defendendo uma população brasileira de mais de 900.000 indígenas e suas mais de 300 culturas diferentes. Para ajudar a enfrentar as ameaças crescentes à sua casa-floresta, minha organização Re:wild lançou nosso Fundo Florestal da Amazônia em 2019 para aprofundar nossa parceria com Sônia e outros defensores indígenas na linha de frente com os quais estamos lado a lado. A Re:wild e seus parceiros estão agora trabalhando em estreita colaboração com a ministra Guajajara e a nova administração do presidente Lula para ajudá-los a implementar rapidamente as prioridades ambientais. Parabéns, Ministra Guajajara, por esta merecida honra.” disse Sonia em uma publicação compartilhada com o perfil de Leonardo DiCaprio.