Subiu para 63 o número de cidades maranhenses em situação de emergência devido às fortes chuvas. Quase 36 mil famílias já foram afetadas pelos temporais que causaram enchentes, erosões e outros problemas no estado.
Dentre os municípios afetados, a cidade de Buriticupu, distante 417 km de São Luís, chegou a decretar estado de calamidade pública. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Maranhão estão no auxílio aos atingidos. Ao todo, seis óbitos foram confirmados no estado em decorrência das chuvas.
No Maranhão, algumas situações se destacaram na mídia nacional. É o caso de Trizidela do Vale e Pedreiras, que foram afetadas com a cheia do rio Mearim que alagou muitos pontos da cidade, como o centro comercial de Trizidela que teve uma parte inundada.
Além de alagamentos e enxurradas, as fortes chuvas aumentaram a proporção de grandes erosões no município de Buriticupu, fato que levou a cidade a ter a classificar os grandes buracos como voçorocas, grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas e que atingem os lençóis freáticos.
Por causa dessa situação, as famílias atingidas estão recebendo o apoio de doações de alimentos, produtos de higiene, colchões, entre outros itens. De acordo com os bombeiros, há 7.714 famílias desabrigadas ou desalojadas no Maranhão.