O Instituto Trata Brasil divulgou um relatório no qual mostra São Luís, capital do Estado do Maranhão, entre as 20 cidades com o pior saneamento básico do Brasil. O estudo foi feito com as 100 maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, divulgado pelo ministério das cidades.
São Luís aparece pela primeira vez no ranking, de forma negativa, mostra seu desafio à coleta de esgoto. Mais da metade das cidades estudadas apontam índices de até 80% na coleta do esgoto, já os índices da capital chegam apenas a 49,65%, ou seja menos da metade do população é atendida por este serviço.
Em relação ao tratamento do esgoto, São Luís apresenta índices extremamente baixos, segundo os especialistas. Apenas 22,23% do esgoto da capital é tratado, isso significa que 77,77% do esgoto não tratado é despejado nos riachos e no mar.
São Luís aparece como a 16º cidade no ranking do pior saneamento básico do país, o que preocupa os ambientalistas maranhenses. Vale lembrar que nesta terça-feira (22) é o dia nacional da água.