Na manhã da última quarta-feira (14), a Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, cumpriu dois mandados de prisão preventiva contra um homem suspeito de ser líder de uma organização criminosa em Pinheiro. O acusado também é suspeito de torturar moradores que se opunham às práticas criminosas na região.
A ação é parte de uma operação em resposta aos crimes de homicídio praticados no município, que resultaram na prisão de oito membros da facção em janeiro deste ano. De acordo com a Polícia Civil, após as prisões, as facções mudaram suas estratégias de coação contra os moradores, passando a torturá-los caso não se submetessem às imposições e determinações do grupo criminoso.
Um dos mandados foi expedido pelo 3º Tribunal Criminal da Comarca de Pinheiro, que investiga o suspeito por crimes de tortura e associação criminosa. O investigado também é alvo de um segundo mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal de São Luís.
O suspeito, cuja identidade não foi divulgada em respeito aos protocolos legais, será encaminhado para a Unidade Prisional responsável. A Polícia Civil do Maranhão continua com as investigações e acredita que a prisão do líder possa trazer novas informações e desarticular a organização criminosa que vem aterrorizando o município de Pinheiro.