Em São Luís, mais de 60 Casarões estão correndo riscos de desmoronamento por falta de manutenção e com a chegada das fortes chuvas a preocupação aumenta, em muitos casos junto com a história vai também o trabalho de muitas pessoas.
Um deles é o Casarão Colonial é um dos mais conhecido do Centro Histórico da baixada maranhense, localizado na Praia Grande esquina da Rua Portugal, com a Rua da Estrela, fica bem centralizado e chama bastante a atenção dos turistas. Com a chegada do temporal, parte do telhado desabou, encharcou a laje e a água se infiltrou para lojas. O risco de desabamento do resto do teto, fez com que a defesa civil isolasse o local.
Cinco lojas e dois restaurantes na parte de baixo estão fechados. Comerciantes e artesãos estão preocupados, pois nesse período de São João que esperavam melhorar as vendas.
A defesa do município informou que não tem como o telhado ser recuperado, nem escorado, sendo necessário uma nova estrutura de cobertura para o Casarão.
Outros casarões ameaçados, a defesa civil encontra dificuldades para achar os donos e informar sobre o risco que estão correndo de os imóveis caírem. Em outros bairros da cidade já foram registradas 500 ocorrências só este ano, de alagamentos, prédios que podem desabar, intervenções, encostas e princípios de deslizamentos.