A história de luta de Dona Pureza, uma mulher maranhense que enfrentou grandes perigos para salvar o filho do trabalho escravo contemporâneo, chegou aos cinemas. Estreia amanhã (19) em todo Brasil, sendo interpretada pela atriz Dira Paes.
A luta de Dona Pureza começou quando seu filho caçula decidiu viajar para o Pará, em busca da sorte no garimpo e não obtinha notícias. Durante o percurso encontrou um sistema de subordinação e prisão de trabalhadores rurais. Tornando assim uma história heroica e conhecida.
Através da sua luta, iniciada em 1993, levou à criação de grupo que já resgatou 57 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão. Sua historia foi conhecida internacionalmente, em 1997, recebeu em Londres o Prêmio Antiescravidão oferecido pela organização não governamental britânica Anti-Slavery International, a mais antiga organização abolicionista em atividade.
Em comemoração ao lançamento do longa no Maranhão, que a personagem interpretada pela atriz a Dira Paes, onde foi realizada uma coletiva de imprensa do filme na Procuradoria Regional do Trabalho – PRT 16ª Região, em São Luís, com participação da dona Pureza, da direção, elenco e convidados.