O município de Estreito, localizado no sudoeste do Maranhão, distante 750 km de São Luís, com uma população de 43.097 habitantes, em 2021. O nome do município é dado pelo fato de estar na parte mais estreita do rio Tocantins, onde possui duas pontes que ligam o Estado do Maranhão ao Tocantins.
Além de está na divisão entre dois Estados, a cidade de Estreito possui a Usina Hidrelétrica de Estreito, inaugurada em 2012, que produz até 1.087.MW de potência com reservatório de 5,4 bilhões de metros cúbicos, com 555 km².
Estreito, antes de ser considerada um município, era uma vila que dependia da cidade de Carolina, onde era considerada uma cidade grande pela aterrissagem de aviões. A vila tinha o nome de Paranaidji, origem indigena, que representa uma espécie de alga verde escura que se forma no fundo de mares e rios.
Mais de uma década depois, chega a Estreito, um comerciante, vendedor de relógios por nome Valmir Siebra Vilar, o “Ceará”, que liderando o povo, depois de ser eleito por Carolina, vereador por mais de um mandado e vice-prefeito, reivindica a realização de um plebiscito. Este conseguiu finalmente, em 12 de maio de 1982. Em tempo importante, recebe, Estreito novamente, a sua condição de Cidade.