Uma equipe de alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Tutóia conquistou um lugar entre os 10 finalistas em todo o Brasil no prestigioso concurso ‘Solve For Tomorrow’. Este concurso reconhece e premia iniciativas inovadoras relacionadas à tecnologia e à produção de combustíveis sustentáveis.
Após a divulgação da lista dos finalistas, os projetos avançam para a etapa final, onde serão escolhidos três vencedores. O grupo de destaque é composto pelos alunos Mackson Henrique, Ynara Santos, Rayka Silva, Luan Oliveira e Gustavo Silva, todos do 1º ano do Ensino Médio do Iema Casemiro de Abreu.
Os estudantes desenvolveram um combustível sólido de alto rendimento a partir de cascas de coco e serragem. Segundo os estudantes, o combustível ajuda na erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, energia acessível e limpa, além de emprego digno, crescimento industrial e inovação. Eles acreditam que o projeto trará benefícios significativos para os moradores de Tutóia, afirmando que vai ajudar muito a cidade.
Ainda segundo os alunos, a ideia para o projeto surgiu durante uma disciplina eletiva chamada ‘Made in Tutóia’, que explorava os principais produtos da cidade: camarão, mandioca e coco. Eles enfatizam que muitas ruas na região dos pequenos lençóis são pavimentadas usando cascas de coco, resultantes do consumo de água de coco. A partir dessa observação, surgiu a ideia de dar uma nova utilidade a essas cascas, transformando-as em combustível.
O próximo passo para a equipe é criar um breve vídeo apresentando o projeto. Os vídeos das 10 equipes finalistas estarão disponíveis no site da Solve For Tomorrow, onde serão submetidos à votação pelo Júri Popular. Boa sorte a equipe!