Estudantes que pretendem prestar vestibular por meio do Paes 2025, continuam denunciando a dificuldade em realizar a inscrição para o Processo Seletivo de Acesso à Educação. Isto porque os sites da UEMA/ UEMASUL seguem apresentando instabilidade. Por causa disso, muitos ainda não conseguiram realizar a inscrição e nem mesmo acessar o edital.
O problema dura mais de uma semana e já tinha sido denunciado pelos estudantes. No último final de semana, nós cobramos um posicionamento da UEMA/ UEMASUL sobre a situação, mas não tivemos retorno. O prazo de inscrição para o processo seletivo termina nesta semana, na sexta-feira (09).
As inscrições para o Paes 2025 devem ser feitas exclusivamente pelo site www.paes.uema.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, e o candidato deve ter concluído integralmente o ensino médio para se inscrever.
A prova do PAES 2025 será realizada em etapa única no dia 1º de dezembro de 2024, composta por sessenta questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. As leituras obrigatórias são: “Romanceiro da Inconfidência” (Cecília Meireles), “Casa de Pensão” (Aluísio Azevedo) e “Manuelzão e Miguilim” (Guimarães Rosa).
Serão disponibilizadas 4.513 vagas para a UEMA e 850 vagas para a UEMASUL, distribuídas entre diversos campi, centros, cursos e turnos, conforme especificado no edital.
A aplicação das provas ocorrerá nas cidades de São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim, São Bento, Imperatriz, Açailândia e Estreito.
A instabilidade nos sites pode causar sérios problemas para os estudantes, incluindo a perda do prazo de inscrição, o que os impossibilitaria de participar do processo seletivo deste ano. Além disso, o estresse e a ansiedade gerados pela incerteza de conseguir se inscrever podem impactar negativamente o desempenho dos candidatos