Estudantes do SENAI de Imperatriz ganharam o primeiro lugar do desafio MECA Mitsubishi. Os alunos vencedores são Allan Rodrigues, João Vitor Moreira e Luís Gustavo, orientados pelo Prof. Eng. Oberdan Costa. O grupo competiu com um projeto voltado para automação industrial através de Internet das coisas e Integração de Sistema, vencendo a competição em primeiro lugar no nível técnico.
A premiação aconteceu ontem (08) em São Paulo. Os prêmios foram um braço robótico, cada aluno ganhou um notebook e um estágio remunerado na Mitsubishi. A MECA (Mission, Execution, Communication & Achievement), é uma competição entre instituições de ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas. Ao todo, foram 150 projetos avaliados na etapa inicial, sendo apenas 15 aprovados para a etapa presencial.
Já tendo destaque em países como China e Tailândia, esta foi a primeira vez que o desafio aconteceu no Brasil, durante os dias sete e oito de novembro. O evento reúne estudantes e profissionais de todo o país, incentivando a construção de pesquisas e reconhecendo os cientistas das áreas.
O tema deste ano foi “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil” com os objetivos de estimular a prática dos estudantes através de aplicações que tragam soluções que podem ser utilizadas em situações reais da Indústria e no mercado em geral; incentivar o espírito coletivo, competitivo e disciplinar dos estudantes, preparando-os à realidade do mercado de trabalho.
Além de disseminar a qualidade e uso dos componentes de Automação Industrial da Mitsubishi Electric, despertando a utilização dos mesmos no processo de inovação da Indústria brasileira e recompensar estudantes e instituições de ensino com produtos, conhecimento e prêmios.