SÃO LUÍS, A CIDADE QUE SAIU DOS TRILHOS

São Luís já foi conhecida como a capital dos bondinhos, mas em 1966 saiu dos trilhos para se tornar rodoviária.

No dia 1º de setembro de 1872, há quase 170 anos, no Largo do Palácio, que seria conhecido mais tarde como a Avenida Maranhense, hoje Pedro
II, foi inaugurada a primeira rota de bondes da cidade de São Luís, capital Maranhense, movidos à tração animal.

Foi a primeira ferrovia na província do Maranhão e uma das primeiras de rua do Brasil. Depois vieram as linhas do Largo dos Remédios, da Rua Grande e uma terceira que ia do Largo do Palácio ao Cemitério do Gavião, no Caminho do Gavião. Por fim, uma linha suburbana de 11 km, que percorria da Rua Grande até o final do Cutim Anil, foi inaugurada em 5 de abril de 1873.

Os bondinhos pararam de circular no ano de 1966, há 56 anos durante o governo de José Sarney, a empresa Fontec, contratada para organizar o trânsito da cidade, declarou que os bondes causavam transtornos no tráfego. A empresa proibiu o trânsito de bondes em boa parte da cidade, e logo todas as linhas foram desativadas

Imagens de Notícias do Maranhão

Sair da versão mobile