A skatista imperatrizense, Rayssa Leal, foi campeã nesse sábado (20) da etapa de San Diego da SLS (Street League Skateboarding), principal liga de skate Street do planeta. A competição ocorreu em San Diego, nos EUA.
Na sua primeira volta, a skatista finalizou com um frontside nose grind e marcou a nota de 7.7, depois ela obteve 7.5. Assim, a fadinha terminou como líder da etapa inicial, superando a japonesa Momiji Nishiya e a australiana Chloe Covell.
Na fase das manobras, Rayssa marcou 7.8, e na sequência 8.8. Depois de um erro na terceira tentativa, a atleta realizou uma trick no corrimão e conseguiu a pontuação de 8.3. Rayssa finalizou sua participação na competição com a pontuação 9.0, sua maior pontuação na SLS. A brasileira Giovanni Vianna ficou em segundo lugar.
Esta foi a 8ª vitória de Rayssa Leal em nove etapas disputadas nos Estados Unidos. Também foi o 10º triunfo da maranhense e imperatrizense na SLS (Street League Skateboarding).
A quarta etapa da SLS será disputada em Las Vegas, nos Estados Unidos, na última semana de maio.
CONQUISTAS DA FADINHA DO SKATE
A trajetória da fadinha começou a ganhar destaque em 2015, quando seu vídeo realizando manobras viralizou nas redes sociais. Na época ela tinha apenas sete anos. Em 2021, com apenas 13 anos, Rayssa conquistou a medalha de prata na modalidade street, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Assim, ela se tornou a atleta brasileira mais jovem a subir no pódio olímpico de todos os tempos.
Em outubro de 2023, A skatista se tornou tricampeã inédita do STU Open Rio. A atleta venceu a competição do street feminino, no Rio de Janeiro, marcando 85,71 pontos, mesmo sentido dor do tornozelo. Na época, ela tinha machucado o tornozelo e estava passando por fisioterapia.
Em fevereiro deste ano, Rayssa foi indicada pela terceira vez ao Prêmio Laureus de melhor atleta de esportes de ação, o evento é considerado o Oscar do esporte mundial. A primeira vez que foi indicada, em 2020, ela tinha apenas 12 anos de idade, sendo a mais jovem indicada da história da premiação. Este ano, ela pode se tornar a primeira mulher brasileira a receber o prêmio. O evento acontecerá em Madrid, na Espanha, amanhã (22).
Seu desempenho impressionante e seu sorriso contagiante encantaram o mundo, fazendo dela uma verdadeira inspiração para jovens meninas. No mundo da moda, a influência de Rayssa foi notada rapidamente. A fadinha imperatrizense fez parcerias com diversas marcas lançando coleções de roupas, calçados e acessórios. Com a Nike SB, por exemplo, ela lançou modelos exclusivos de tênis de skate e roupas inspiradas em seu estilo pessoal
Em março, a atleta se tornou embaixadora global da Louis Vuitton. A skatista maranhense é a primeira brasileira a receber o título. Parceira da grife francesa desde 2023, agora, Rayssa se junta a um seleto grupo de embaixadores da Louis Vuitton, como Zendaya, atriz do filme Homem-Aranha.