A calçada da Rua Rui Barbosa, esquina com a Rua Iracema, no Centro de Imperatriz, tem se tornado um ponto frequente de abandono de gatos, geralmente mães com filhotes. Os animais costumam ser deixados em caixas ou enrolados em panos, normalmente em horários de pouco movimento na região.
Moradores e frequentadores da área relatam que alimentam os bichanos, mas novos gatos aparecem todos os dias. Embora alguns sejam adotados, segundo uma denunciante, a maioria permanece em situação de rua.
Além de ser um ato cruel, o abandono de animais é crime, previsto na legislação brasileira, na Lei nº 9.605/1998, com pena que pode variar de dois a cinco anos de prisão, além de multa. Os animais abandonados enfrentam dificuldades em encontrar alimento e abrigo, ficando expostos a diversos perigos.
A ONG Recanto dos Peludos foi informada e afirmou que realizará o resgate dos animais que estão no local. No entanto, o abrigo está superlotado, e os bichanos precisam de novos lares.
Entramos em contato com a Prefeitura de Imperatriz, que informou estar investigando os responsáveis pelos abandonos para que sejam legalmente penalizados.