O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assumiu as buscas pela captura segura da onça-pintada avistada na área urbana de Imperatriz na madrugada do dia 25.
As buscas estão concentradas na região, onde, segundo informações, o animal foi visto pela última vez.
O Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil, Exército Brasileiro também estão colaborando com as buscas. As autoridades pedem que a população só passe informações, caso tenha certeza, para não atrapalhar nas buscas.
Também a possibilidade do animal ter pego um corredor ecológico, feito por ele próprio rumo a seu local de vivencia, estudos estão sendo realizados.
A onça-pintada é uma espécie ameaçada de extinção no Brasil, e sua captura segura é essencial para garantir sua proteção e realocação para um local adequado.
Mas aparições de outros animais silvestres como bicho-preguiça, jacarés e tamanduás também foram registrados nos últimos dias no município.
.
A representante do IBAMA de Imperatriz, Carolina Alves, explica que a aparição desses animais acontece devido a diminuição do habitat natural deles, por causa de construções em regiões que antes eram de mata, além do desmatamento e queimadas. Por perderem espaço, os animais acabam indo para a área urbana à procura de alimentos e refúgio.
O que faço se encontrar uma onça?
– Não tente correr, pois o animal pode se sentir ameaçado e atacar;
– Não grite e evite fazer barulho;
– Mantenha distância para que o animal siga o caminho dele;
– Caso o felino seja visto, a orientação é acionar os bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo número (99) 99152-0832.