Em Vargem Grande, um macaco foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal enquanto estava em um ônibus de passageiros, sendo transportado dentro de uma caixa plástica, amarrado pela perna e coberto com um lenço. A apreensão ocorreu na última quinta-feira (30). Uma mulher, responsável pelo animal, foi autuada por crime ambiental.
Ao ser questionada sobre a origem do animal, ela negou possuir qualquer documento referente a ele e afirmou que havia “ganhado de presente” de um tio. O macaco foi encaminhado para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Vargem Grande (SEMAM).
Essa semana a PRF fez outra apreensão de animais, que foram capturados no Maranhão, mais de 350 pássaros de diferentes espécies, capturados na cidade de São João dos Patos (MA), foram encontrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sendo transportados de maneira irregular na BR-316, no Piauí.
A carga tinha como destino o estado da Paraíba. O motorista do caminhão, que já responde pelos crimes de transporte irregular de animais e maus-tratos, foi autuado como reincidente.
Foram encontrados papa-capim, bigode, nove papagaios, entre outras espécies. Os pássaros estavam em caixotes de madeira, separados em diversas partes do caminhão.
Os pássaros estão sob os cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e, posteriormente, serão devolvidos à natureza
Reincidência em maus-tratos a animais
No Brasil, a reincidência em maus-tratos a animais é tratada com mais severidade, conforme o Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que estabelece penas para quem praticar atos de crueldade contra animais.