Uma onça foi avistada em bairros de Imperatriz na última terça-feira (25), o que gerou grande movimentação na cidade, pois não é comum um animal desse porte circular pelo perímetro urbano. Algumas câmeras de segurança registraram o momento em que o felino se aproxima de um condomínio residencial.
Na região onde a onça foi filmada, existe uma área de mata fechada que vem sendo desmatada devido ao crescimento imobiliário, o que, segundo especialistas, pode interferir diretamente na migração desses animais da mata para áreas já habitadas pela população.
O Corpo de Bombeiros, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), está em busca do felino, para garantir que ele retorne à natureza de forma segura e também para garantir a segurança da população.
Especialistas em resgate de animais em áreas de risco destacam que o crescimento urbano descontrolado retira os animais de sua zona de conforto, e que o barulho e a poeira das cidades os deixam desorientados, o que causa agitação enquanto buscam novos abrigos. A principal recomendação é que as pessoas não se aproximem do animal e comuniquem rapidamente as autoridades.
Esta não é a primeira vez que um animal silvestre é avistado em Imperatriz. Neste mês de março, um bicho-preguiça foi visto “escalando” a fiação da Rua Pernambuco, no Bairro Nova Imperatriz. Neste caso, o Corpo de Bombeiros conseguiu capturar o animal e libertá-lo em um local adequado.
A unidade do IBAMA em Imperatriz não possui um local adequado, como uma reserva por exemplo, para receber animais de grande porte. Até mesmo o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) foi desativado na cidade há alguns anos.
Em casos de animais menores, como jabutis e pássaros, quando resgatados ou capturados pelo IBAMA ou Bombeiros, eles são devolvidos à natureza, assim que possível, mas sem qualquer tipo de triagem. Já no caso de abelhas, marimbondos, aranhas e escorpiões, esses animais são retirados de locais que oferecem perigo à população.
Encaminhamos uma nota ao IBAMA solicitando informações sobre a implantação de uma nova unidade do CETAS na cidade.