Na manhã desta terça-feira (08), pessoas que passam diariamente pela Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, entre as ruas Amazonas e Pará, foram surpreendidas com a ausência das árvores que faziam sombra em praticamente todo o quarteirão.
Pelo menos cinco troncos foram severamente cortados, sem qualquer tipo de autorização dos órgãos competentes
Em nota, a prefeitura informou que não realizou e nem autorizou o corte das árvores, e que uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente do município irá apurar os fatos, identificar os responsáveis e tomar as medidas legais cabíveis.
Cortar árvores em vias públicas sem autorização é considerado crime ambiental, conforme previsto na Lei 9.605/98, com pena de prisão de um a três anos, multa, ou ambas as penalidades de forma cumulativa.
Nota à Imprensa
A Prefeitura de Imperatriz informa que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) não realizou e tampouco autorizou o corte das árvores em questão.
Uma equipe de fiscalização da secretaria será enviada ao local para apurar os fatos, identificar os responsáveis e tomar as medidas legais cabíveis, incluindo autuação.
Ressaltamos que a ação não possui qualquer vínculo com a instalação de radares ou outros equipamentos, tampouco foi solicitada pela Superintendência de Trânsito (SUTRAN).