Advogados de Imperatriz e escritórios de advocacia estão alertando para uma prática de golpe que está sendo cometida na cidade, na capital e também em outros municípios do Maranhão.
.
O golpe acontece da seguinte forma, os golpistas pegam fotos dos verdadeiros advogados do processo e entram em contato com os clientes, dizendo que eles têm um determinado valor para receber referente ao processo, mas que precisam pagar um imposto de renda.
Em seguida, eles mandam os dados bancários para as vítimas pagarem o determinado imposto. Recentemente uma pessoa de Imperatriz acabou caindo no golpe e depositou uma quantia de R$11 mil para os golpistas.
Os advogados em que os clientes são vítimas das fraudes acreditam que os golpes estão sendo praticados por advogados de outros estados do Brasil, porque para aplicar o golpe é necessário ter acesso ao processo e para isso é preciso ter o código do Certificado Digital do Advogado. Ao acessar o documento, os golpistas pegam todas as informações do processo e entram em contato com as vítimas através do WhatsApp e ligações.
Ainda segundo os profissionais, esse tipo de golpe ocorre há cerca de 4 anos e apesar das denúncias, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ainda não tomou providências sobre a situação, como acionar as autoridades policiais para investigar a prática criminosa. O Imperatriz Online entrou em contato com a OAB de Imperatriz solicitando uma nota de posicionamento sobre a situação.