O senador maranhense Weverton Rocha (PDT-MA) foi apontado como um dos alvos de mandado de busca e apreensão da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga um esquema nacional de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Maranhão, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
Segundo a Polícia Federal, as ações desta fase da operação visa esclarecer a prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.
Em abril, investigações da Polícia Federal identificaram um esquema criminoso responsável por descontos irregulares em valores pagos a aposentados e pensionistas do INSS entre 2019 e 2024. De acordo com as apurações, os desvios podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
O Mais Maranhão encaminhou um pedido de nota à equipe do Senador Weverton Rocha e aguarda resposta.












