A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) realizou uma pesquisa que mostrou o crescimento de 18% na abertura de novas empresas no Estado, a porcentagem é referente apenas ao mês de maio, que teve 4.796 novos empreendimentos formalizados, totalizando mais de 22 mil empresas abertas apenas no ano de 2022 no Maranhão.
A organização afirma que entre os primeiros seis meses, maio foi o melhor mês até o momento, em relação ao crescimento de novos negócios. Os empreendedores estão buscando inovar quando se trata de investir, um exemplo é a abertura de minis mercados dentro de condomínios, uma ideia que veio do sudoeste do país para o Maranhão.
Segundo a Jucema, os altos números são por causa da desburocratização por parte do Governo do Estado, que facilita a abertura e formalização desses pequenos negócios. O próprio órgão organizou uma forma para que fosse mais fácil e ágil a abertura das novas empresas, usando o meio digital.
As estatísticas do painel de empresa mostram que São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Balsas são os municípios do Estado que mais formalizam empresas. No setor do comércio foram 10 mil empreendimentos abertos, no setor de serviços foram mais de 9.600 novas empresas.