O Ministério Público do Maranhão suspendeu através da 7ª Vara Criminal de São Luís determinou as atividades das empresas RB Financeira e Alpha Bank Consórcio, que possuem as sedes de São Paulo e atuam com vendas de consórcio fraudados em São Luís, capital do Maranhão.
Segundo a promotora de justiça Lítia Cavalcanti, os consumidores eram atraídos pelos vendedores da + Cred Soluções Financeiras por meio de publicidade no Facebook ou OLX sobre oferta de veículos abaixo do valor de mercado. No anúncio, geralmente constava exigência de valor de entrada, simulando contrato de financiamento.
“O esquema consistia na oferta e comercialização enganosa de contratos simulados de consórcio como se fossem operações de financiamento, mediante pagamento de entrada. Após o pagamento, os denunciados se apropriavam dos recursos, não disponibilizavam o bem pretendido, não cancelavam o contrato e nem devolviam os valores pagos” disse a promotora de justiça Lítia Cavalcanti.
Os vendedores atrasam as entregas propositalmente, alegando que a culpa era da , Alpha Bank Consórcio e segundo algumas vítimas do golpe, os suspeitos pararam de responder as mensagens dos contratantes, até eles desistirem do consórcios e por meio de um formulário, assinavam um termo de espera de 220 meses para receber o dinheiro de volta.
A Alpha Bank Consórcio não é autorizada pelo Banco Central para atuar no sistema financeiro. Os dois responsáveis pelas empresas e mais quatro vencedores foram apreendidos e vão responder pelos crimes.