Em 2022 o Maranhão vai produzir 30% a mais de milho do que nos anos anteriores, afirma a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). A porcentagem foi divulgada após uma nova pesquisa sobre a safra deste ano.
O Brasil deve produzir 272 milhões de toneladas, o Maranhão é um dos principais colaboradores para atingir o número, pois se beneficiou com as chuvas que caíram no sul do Estado até o mês de abril de 2022. Em todo o Maranhão são 1,9 milhões de hectares cultivados com soja e milho.
A soja continua sendo o principal grão plantado, mas o milho tem ganhado destaque nas lavouras e acabou crescendo esse ano no cultivo. O grão que é plantado duas vezes ao ano está na “safrinha”, que é quando o milho é cultivado em cima dos restos de pés de soja.
Com as chuvas antecipadas em 2021, os agricultores puderam começar o segundo plantio mais cedo em 2022, assim concluindo safras maiores que nos períodos que seria inapropriado em anos anteriores. O milho que não é exportado para outros países, é vendido para granjas dos Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, custando R$ 70 uma saca.