O Governo do Estado emitiu uma nota nesta quinta-feira (09), explicando sobre os 30 municípios em situação de emergência por causa das chuvas no Maranhão. Na nota divulgada nas redes sociais, o governador Carlos Brandão afirma que apesar do estado ter 30 municípios em estado de emergência, nenhum deles está coberto por água e apenas a cidade de Santa Inês decretou situação de calamidade pública, devido a um trecho da BR-222 ter sido cortado.
.
Na nota, o governador afirma ainda que todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas e explicou que os decretos municipais tem seis meses de duração e que as situações podem ser atuadas pelas próprias gestões municipais.
Leia o comunicado completo postado pelo governador Carlos Brandão nas redes sociais:
“ ATENÇÃO!
1 – Neste momento, não temos nenhuma cidade do Maranhão coberta
por águas, conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão.
2- As imagens que circulam em páginas de notícias são referentes ao que enfrentamos no ano de 2023 ou de outro período.
3 – Este ano, todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas.
4 – Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão.
5 – Nossas equipes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Infraestrutura e demais órgãos envolvidos estão atentos e dando todo o suporte necessário aos municípios.
6 – Ano passado, vivenciamos um momento muito mais difícil e recebemos a presença do presidente Lula com apoio e ações.
7 – Este ano, as dificuldades estão abaixo do que já passamos, também em decorrência da força-tarefa preventiva realizada para contenção de danos. Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho em unidade com os municípios continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere”.
Municípios afetados:
Formosa da Serra Negra
São Roberto
São João do Sóter
Tuntum
Monção
Pindaré-Mirim
Conceição do Lago Açu
Lago da Pedra
Lagoa Grande do Maranhão
Carutapera
Governador Nunes Freire
Boa Vista do Gurupi
Trizidela do Vale
Cantanhede
Palmeirândia
Bacabal
Jenipapo dos Vieiras
Cachoeira Grande
Buriticupu
Arari
Satubinha
Anapurus
Grajaú
Colinas
Matões do Norte
Pedro do Rosário
Peri Mirim
Tufilândia
Barra do Corda
Barreirinhas.
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul está passando por enchentes e milhares de moradores foram afetados pelas inundações. Ao todo, 435 dos 496 municípios foram atingidos pelas inundações. Segundo a Defesa Civil, mais de 400 mil pessoas estão fora de casa, 69.617 mil em abrigos e 337.116 mil desalojadas ( na casa de familiares ou amigos). O número de mortes subiu para 113, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (10). Ainda segundo o boletim, 146 pessoas seguem desaparecidas e 756 estão feridas.