20% das obras da construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), já foram concluídas, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A antiga estrutura da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou em dezembro de 2024, em uma tragédia que deixou 17 vítimas. A previsão é de que a nova ponte seja entregue ainda no mês de dezembro deste ano.
Segundo o DNIT, já foram executadas 16 fundações e 12 pilares da nova estrutura, que será maior que a anterior, com o cumprimento total de 630 metros e vão livre de 154 metros. Nesta obra, o investimento está sendo de R$171,9 milhões do Governo Federal.
As equipes já concluíram a etapa do projeto que trata das fundações e pilares do trecho com vigas pré-moldadas. Agora, aguardam a aprovação da segunda fase, que inclui as travessas, a superestrutura desse mesmo trecho e também as fundações e pilares da parte construída em balanço sucessivo. Com isso, os trabalhos já começaram, com a previsão de construir 26 fundações e 26 pilares.
Desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira
Em 22 de dezembro de 2024, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO) pela BR-226, desabou, resultando na queda de dez veículos no Rio Tocantins. Até o momento, 14 mortes foram confirmadas e três pessoas permanecem desaparecidas. O único sobrevivente foi um homem de 36 anos, resgatado com vida após o incidente.
Entre os veículos que caíram no rio, estão um caminhão carregado com ácido sulfúrico, uma motocicleta e uma caminhonete. Esses veículos ainda não foram removidos das águas do Rio Tocantins.