Uma pesquisa recente realizado pela Serasa Experian revelou que o Maranhão é um dos estados brasileiros com um alto percentual de endividamento. De acordo com os dados da pesquisa, cerca de 39% da população maranhense, o que corresponde a aproximadamente 2,8 milhões de pessoas, se encontram em situação de inadimplência, com dívidas vencidas e não pagas.
Apesar do cenário de endividamento elevado, o Maranhão ocupa a 25° posição no ranking nacional de população endividada. Para alguns economistas, esses números são um alerta sobre a falta de renda para consumo na população.
O Maranhão tem uma economia fortemente dependente do governo e que grande parte da população é de baixa renda, sendo beneficiada por auxílios de programas sociais. Essa população tem um controle maior do seu orçamento. Aqueles que ganham mais e já utilizam o cartão de crédito têm, em geral, um descontrole, e esta é a parte que acaba afetando a inadimplência do estado.
O estudo aponta, portanto, que o desafio da inadimplência no Maranhão não é apenas uma questão de consumo, mas também reflete as disparidades econômicas e a dependência dos auxílios governamentais na economia do estado.