O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (18), alerta de chuvas intensas com grau de potencial ‘perigo’, valendo até neste sábado (19). O Estado já vem enfrentado fortes chuvas desde os primeiros meses de 2022.
As chuvas afetaram todo o Maranhão deixando prejuízos, famílias ilhadas e desabrigadas. No total já são 24 municípios com estado de emergência decretado, após as consequências das chuvas.
A Baixada Maranhense e a Região dos Cocais são uma das áreas mais afetadas pelas inundações e enchentes. O acesso a Zona Rural do município de Pedreiras, no leste do Estado, está com mais de 6 acessos tomados pela água e os moradores estão isolados, pois o nível do rio Mearim subiu 4 metros acima do normal e 101 famílias estão ilhadas.
São mais de mil pessoas afetadas com a cheia por causa das chuvas e 295 moradores estão desabrigados ou desalojadas.
Em Pinheiro, na Baixada Maranhense, os moradores ficaram assustados após a invasão do rio Pericumã nas ruas da cidade, que deixou casas e pontos comerciais alagados.
Em Pedro do Rosário, também na Baixada Maranhense, o número de famílias desabrigadas subiu para 500 e pode aumentar caso as chuvas se intensifiquem.
No Município de Balsas, no leste do Maranhão, os moradores ficaram preocupados com o nível do rio que já chega a invadir ruas da cidade.
Segundo especialistas, já choveu mais que o dobro previsto e a previsão é de mais chuvas.