O município de Balsas registrou a maior temperatura do nordeste, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a temperatura máxima de 41,5°, Balsas ocupou o quinto lugar na colocação de cidades mais quentes do Brasil.
Em uma lista de 20 cidades, Balsas foi o único município do Maranhão a aparecer na lista. O aumento da onda de calor no Brasil fez com que o Inmet reforçasse o alerta de grande perigo.
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Inmet ampliar o alerta de “grande perigo” para o Maranhão e outros 10 estados, além do Distrito Federal.
O alerta vermelho é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
A recente elevação das temperaturas no Brasil tem relação direta com o El Niño, que está mais rigoroso este ano, e com a Crise do Clima causada pela emissão de gases de efeito estufa, que faz os eventos climáticos extremos serem mais frequentes.
CUIDADOS DA SAÚDE PARA PERÍODOS MAIS QUENTES
A saúde durante tempos mais secos pode ser afetada de várias maneiras devido ao clima seco, que pode causar problemas como ressecamento da pele, problemas respiratórios e desidratação.
Alguns dos cuidados que podem ser tomados são a hidratação do corpo e a umidificação do ar, além dos cuidados com a pele se protegendo do sol e evitando a exposição por muito tempo.
Lembrando que é importante consultar um profissional de saúde se você estiver experimentando problemas de saúde significativos devido ao clima seco, como alergias graves, problemas respiratórios crônicos ou problemas de pele persistentes.