Lava jato em que foram encontrados seis adolescentes em situação de trabalho infantil no município de Vargem Grande, no Maranhão, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. O lava jato ficava instalado às margens da BR-222 e havia várias irregularidades, acarretando riscos aos adolescentes.
A vistoria aconteceu após um pedido do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e Superintendência Regional do Trabalho (SRT), que identificaram, no dia 30 de maio, o esquema de trabalho infantil dentro da empresa. O dono do lava jato ainda está sujeito a penalidades da Auditoria Fiscal do Trabalho, que deve lavrar autos de infração pelas irregularidades trabalhistas encontradas.
O Ministério do Trabalho afirmou que vai instaurar procedimento para cobrar a responsabilização do proprietário e exigir o fim da exploração de adolescentes no estabelecimento. O trabalho em lava jato é proibido pela legislação brasileira a pessoas com menos de 18 anos, por conta dos riscos ocupacionais e danos à saúde dos jovens.