Equipes do Corpo de Bombeiros tentam controlar um incêndio que atinge parte da Chapada das Mesas, ponto turístico do Maranhão localizado na cidade de Carolina. As chamas na região começaram há 15 dias e desde então, os bombeiros estão atuando em uma missão para tentar combater os incêndios frequentes nas áreas de vegetação. A dificuldade de controlar as chamas é devido às altas temperaturas, ventos fortes e a vegetação seca.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há perigo das chamas chegarem ao Complexo Turístico de Pedra Caída. O local segue funcionando normalmente. O ponto turístico da Chapada das Mesas conta com uma área de 160 mil hectares.
A ação dos brigadistas no município integra a operação Maranhão Sem Queimadas – Protetores do Bioma, que tem o objetivo de minimizar os impactos dos incêndios nas áreas de vegetação nativa do estado.
No estado do Maranhão mais de de 9 mil focos de incêndio, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O cerrado, onde fica localizada a região da Chapada das Mesas, é uma das áreas mais atingidas.
Bombeiros resgatam tamanduá de área atingida por queimadas em Carolina
Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Maranhão resgatou um tamanduá que estava em perigo. O animal foi encontrado em uma área atingida por incêndio, no povoado Caiçara, na cidade de Carolina, no Maranhão.
Os profissionais conseguiram salvar o animal, garantindo a segurança dele. Após ser resgatado, o tamanduá foi levado de forma cuidadosa para uma região segura da floresta, longe dos danos causados pelo incêndio, onde ele foi solto.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão está em uma ação para controlar incêndios que atingem várias áreas de vegetação na cidade de Carolina. As equipes de plantão conseguiram controlar focos de fogo no Complexo de Pedra Caída e proximidades, como na comunidade Bom Jardim, na semana passada. De acordo com os bombeiros, o povoado Caiçara está sendo monitorado com atenção, devido aos grandes focos de incêndio.