Um casal foi preso na última quinta-feira (31), suspeito de tráfico de drogas, após agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrarem 41 kg de skunk escondidos nas portas de uma caminhonete, na BR-316, em Barra do Corda, no Maranhão. A apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina quando os agentes perceberam que o condutor estava usando o cinto de segurança de forma inadequada.
Ao abordarem o veículo no km 292 da rodovia, os policiais sentiram um forte odor característico de maconha e, ao inspecionarem as portas da caminhonete, localizaram 39 tabletes de skunk, totalizando 41 kg da droga.
Durante o interrogatório, o condutor informou que havia pegado o entorpecente em Araguaína, no Tocantins, e que a entrega seria feita em Teresina, no Piauí, em troca de R$ 5 mil. O casal reside em Redenção, no Pará, e, segundo os policiais, estaria fazendo o transporte do entorpecente para fins de comercialização.
Após a descoberta, o casal foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Barra do Corda, onde responderão pelo crime de tráfico de drogas.
Outras apreensões
Uma ação policial conjunta entre a Polícia Civil do Maranhão e do Piauí resultou na apreensão de aproximadamente 35 kg de drogas e na prisão de três integrantes de uma organização criminosa. A operação, denominada Draco 162, foi deflagrada com o objetivo de cumprir mandados de busca, apreensão e prisão contra criminosos atuantes nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI).
As ordens judiciais foram executadas em diversos pontos, incluindo bairros nas zonas norte, sul e sudeste de Teresina e no bairro Cidade Nova, em Timon. Segundo a polícia, em uma das residências investigadas em Timon foram encontrados cerca de 35 kg de drogas, incluindo maconha e crack. Na ocasião, uma mulher, monitorada por tornozeleira eletrônica, e um homem foram autuados em flagrante.
Durante as buscas em Teresina, os agentes apreenderam armas de fogo e munições. Entre os alvos da operação estava um suspeito investigado por um homicídio ocorrido no dia 19 de outubro de 2023, no bairro Dirceu I, na capital piauiense. A vítima, Jackson Vinicius Rodrigues de Paiva Barros, foi morta dentro de sua própria residência com mais de 10 disparos, em frente à mãe.
A Operação Draco 162 foi coordenada pela Polícia Civil do Piauí, com apoio do Grupo de Pronto Emprego (GPE) de Timon, e representou um esforço conjunto para combater o tráfico de drogas e a violência nas regiões de fronteira entre os estados. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados para uma unidade prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.