Caxias ocupa a primeira posição entre as cidades com o maior índice de homicídios do Maranhão

Segundo dados do Atlas da Violência de 2024 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgados na última terça-feira (18), o município de Caxias, no Maranhão, lidera o ranking das cidades do estado com o maior índice de homicídios.

Imagens de Notícias do Maranhão

Segundo dados do Atlas da Violência de 2024 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgados na última terça-feira (18), o município de Caxias, no Maranhão, lidera o ranking das cidades do estado com o maior índice de homicídios. Caxias apresenta 44,6 casos de homicídios por 100 mil habitantes, colocando-se na primeira posição entre os municípios maranhenses.

Os dados mostram ainda que os municípios de Açailândia e Balsas seguem Caxias no ranking, com 42,2 e 37,3 casos de homicídios por 100 mil habitantes, respectivamente. A pesquisa destaca que o estado do Maranhão ocupa a 7ª posição nacional, com uma taxa de 27,6 homicídios por 100 mil habitantes.

Dez municípios maranhenses estão entre as cidades brasileiras com maior índice de homicídios, segundo o Atlas da Violência 2024. A capital, São Luís, é a 15ª mais violenta do país. Municípios da região metropolitana, como São José de Ribamar (27,8 casos) e a própria São Luís (27,2 casos), apresentam números alarmantes de homicídios.

Confira o ranking das cidades do estado.

A classificação de homicídios na pesquisa considera a soma de mortes por agressão, intervenção legal e operações de guerra. Com base nesses critérios, a região Nordeste é destacada como a mais violenta do país, e a taxa de homicídios é mais elevada nos municípios próximos às regiões metropolitanas.

O aumento da violência no Maranhão está relacionado à inserção do estado na rota internacional do tráfico de drogas. Nos últimos anos, o Complexo Penitenciário de São Luís tem sido palco de confrontos entre facções criminosas, gerando frequentes disputas territoriais e de poder. A Região Metropolitana de São Luís, por exemplo, registrou 14 mortes violentas só no mês de junho, totalizando 119 no ano.

Sair da versão mobile