O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o Estado do Maranhão. Segundo a previsão do Inmet, as pancadas de chuva devem atingir cerca de 15 cidades maranhenses hoje (20).
As cidades com maiores chances de serem atingidas pelas fortes chuvas são: Alto Parnaíba, Balsas, Campestre do Maranhão, Carolina, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Porto Franco, Riachão, Sambaíba, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes e Tasso Fragoso.
A previsão de chuva nesses municípios está entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos (40-60 km/h). Além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet também emitiu alguns alertas sobre os cuidados que as pessoas devem ter caso as pancadas de chuva sejam muito intensas. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Também se deve evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. E, principalmente, obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Nesses casos de chuvas intensas, alagamentos e enxurradas, a Defesa Civil do Maranhão também recomenda vários cuidados. Para quem mora ou trabalha próximo a rios e lagos, deve ter atenção ao nível da água, pois há chance de ficar isolado caso o nível esteja subindo.
Evitar contato com a água das chuvas, que podem estar contaminadas com bactérias ou produtos químicos. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e Defesa Civil do Maranhão.
ONDA DE CALOR NO ESTADO
As previsões de chuva no Maranhão são como um alívio para as pessoas que vêm sofrendo com a severa onda de calor que está acontecendo no Estado. O Inmet já havia emitido um alerta vermelho (grande perigo) acerca do calor intenso, derivado das altas temperaturas.
A elevação das temperaturas e a baixa umidade do ar são efeitos comuns dessa época do ano, com a aproximação do verão, mas estão sendo intensificadas pelo El Niño (fenômeno que aquece as águas dos oceanos) e pela
Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
Acompanhado do alerta de calor excessivo, o Inmet também emite cuidados básicos que devem ser adotados pelas pessoas nesse período. Como, beber bastante líquido, evitar a exposição ao sol e umidificar os ambientes. Apesar da previsão de chuva, a onda de calor segue no Maranhão.