Um ciclista que passa frequentemente pela ciclovia da BR-010, em Imperatriz, gravou um vídeo pedindo respeito no trânsito por parte dos motoristas e conseguiu flagrar o momento em que um carro passa pela ciclovia, muito próximo dele. O homem relatou que a passagem que o veículo fez é chamada de “dar um fino”.
O ciclista ainda relatou ao Imperatriz Online que essas situações acontecem com frequência na ciclovia e pede por mais cuidado, devido aos perigos para as pessoas que trafegam de bicicleta pelo local. Ele relatou que carros e motos passam frequentemente pela ciclovia, ele faz um apelo pedindo por mais respeito por parte dos motoristas, para que eles não passem por dentro da ciclovia e assim evite acidentes.
Além disso, o ciclista também relata que muitos veículos de grande porte como caminhões ficam estacionados em trechos da ciclovia, ocupando parte do espaço destinado às pessoas que andam de bicicleta na BR-010.
O trânsito de bicicletas é muito grande nesse percurso da rodovia por causa dos bairros próximos, como Conjunto Vitória, Itamar Guará, Colina Park, Vila Vitória e a cidade de Davinópolis. Muitas pessoas fazem esse trajeto de bicicleta, que é utilizado para se deslocar desses bairros.
O que significa “dar um fino” no trânsito
A expressão “dar um fino” é uma gíria utilizada principalmente no Brasil para descrever a ação de ultrapassar um veículo muito próximo, geralmente em alta velocidade e de maneira arriscada. É uma prática perigosa no trânsito, pois pode aumentar o risco de acidentes. No Brasil, ultrapassar de maneira imprudente é contra a lei do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e pode resultar em penalidades, incluindo multas e perda de pontos na carteira de motorista. Portanto, é importante praticar a direção defensiva e respeitar as regras de trânsito para garantir a segurança de todos na estrada.
Grave Acidente na BR-010
Um ciclista morreu em um grave acidente de trânsito, próximo ao Parque de Exposições, na BR-010, em Imperatriz, no último dia 08 de dezembro. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele foi atropelado por um caminhão em alta velocidade.
A PRF informou ainda que o motorista não conseguiu frear o veículo e arrastou a vítima, identificada como Raimundo Alves Corrêa, de 59 anos, por mais de 20 metros. A bicicleta ficou presa na dianteira do caminhão e foi completamente danificada. Raimundo morava no Colina Park e trabalhava como pedreiro.