O IBGE dá início hoje (1o) à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Nos próximos três meses, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.
O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.
“O Censo não é do IBGE, o Censo é do Brasil e para o Brasil. O Censo é de todos nós. Nossa equipe visitará todos os lares brasileiros, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileiros. Recebam o IBGE de portas abertas!”, convoca o presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto.
Maranhão as coletas serão feitas no 217 municípios, em São Luís são 760 recenseadores, pessoas que vão pegar as informações dos moradores em suas casas, e 15 pontos de coleta espalhados pelos bairros da capital.
Em Imperatriz, são 200 recenseadores em 5 pontos de coleta nos bairros da cidade. Em Açailândia são 86 recenseadores que estarão em dois pontos de coleta nos bairros da cidade. O censo tem previsão para terminar em outubro, sem uma data definida, o resultado está previsto para o final de 2022.