Na manhã desta sexta-feira (18) os indígenas da aldeia São José, da etnia Krikati, no município de Montes Altos, estão participando de um mutirão do Ministério Público juntamente com o Tribunal de Justiça do Maranhão. Na ação, os indígenas estão tirando documentos como registro civil, carteira de identidade, título de eleitor, casamentos e divórcios.
O mutirão começou após audiências públicas realizadas em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, que discutiam sobre o acesso à Justiça a povos indígenas. As comunidades reivindicam soluções para educação e saúde, além de outros temas.
NOTA MINISTÉRIO PÚBLICO
O evento tratou sobre “Acesso à Justiça a Povos Indígenas”, que é de organização do Comitê de Diversidade, do Tribunal de Justiça do Maranhão em parceria com outras instituições.
A atividade tem como representantes do Ministério Público do Maranhã o subprocurador para assuntos jurídicos do Ministério Público do Maranhão, Danilo José de Castro Ferreira, e a titular da 4a Promotora de Justiça Criminal de Timon, Karina Freitas Chaves.
Na solenidade, os representantes dos povos indígenas puderam apresentar suas considerações, dúvidas, críticas e sugestões.
Na pauta, as comunidades reivindicaram principalmente resoluções como educação, saúde e enfrentamento às drogas nas aldeias, dentre outros pontos tratados.
MUTIRÃO
Nesta sexta-feira, 18, acontece um mutirão de atendimentos a estes povos, no território indígena São José (Krikati), Município de Montes Altos/MA.
Os atendimentos são: registro civil, carteira de identidade, título de eleitor, casamentos e divórcios