Nesta sexta-feira (28), São José de Ribamar se tornou cenário de uma simulação de assalto a banco organizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O exercício ocorreu na agência do Banco do Brasil, situada na Avenida Principal do município.
Para garantir a segurança durante a simulação, a via onde está localizada a agência bancária foi temporariamente interditada. A operação contou com um robusto aparato de segurança, incluindo armamentos e viaturas. Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social (Semtrans), da Prefeitura de São José de Ribamar, prestaram apoio logístico.
A simulação marcou o encerramento da 1ª edição do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades, uma iniciativa promovida pelo Governo do Maranhão em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O curso teve como objetivo principal aprimorar a capacidade de gestão em situações de grande complexidade no estado.
Confira:
Iniciado na segunda-feira (24), o curso reuniu 60 participantes, incluindo policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Centro Tático Aéreo (CTA). Também participaram integrantes do Corpo de Bombeiros, delegados e investigadores da Polícia Civil, membros do Departamento de Roubo a Instituições Financeiras da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), além de policiais dos serviços de Inteligência, promotores estaduais, policiais penais e federais, e colaboradores do Banco do Brasil e empresas de transporte de valores.
A simulação foi baseada em um plano de defesa elaborado para São Luís e Região Metropolitana durante o curso, visando a preparação das forças de segurança para qualquer cenário complexo de crise na segurança pública da Grande Ilha.
O Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades é reconhecido como uma das capacitações mais concorridas do país na área de segurança pública, contribuindo significativamente para o aprimoramento das habilidades dos agentes de segurança no manejo de situações críticas e para a melhoria da resposta a ocorrências de alta complexidade.