No município de Estreito, no sudoeste do Estado, crianças acompanhadas por responsáveis foram às ruas fazendo uma caminhada em favor do Maio Laranja que tem como objetivo o Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Durante a caminhada, as crianças seguraram uma faixa que abordava o tema, que é discutido principalmente no dia 18 de maio, que é o nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.
A ação tinha o objetivo de chamar atenção da população para o assunto, para que saibam como agir em situações onde envolvem o abuso ou exploração sexual infantil. Na caminhada as pessoas usavam camisas em apoio às crianças e a causa.
No Maranhão, os números de abuso e exploração sexual infantil têm aumentado, as denúncias têm sido mais frequentes, a população tem correspondido às campanhas de conscientização.
“É importante termos a consciência que não devemos deixar que pessoas abusem de nossas crianças. Temos que exigir respeito. Precisamos unir forças, denunciando e coibindo esse tipo de crime. Denunciem qualquer caso, não tenham medo”, disse a Secretária Municipal de Assistência Social, Amanda Cunha.