O maranhense já se prepara para aproveitar o feriado da próxima quarta-feira, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, que, pela primeira vez, é feriado nacional. O Maranhão tem a terceira maior população negra do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2022. A data é considerada um marco histórico de conquista e reflexão sobre a luta contra o racismo e pela igualdade racial no Brasil.
O dia homenageia Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade.
A data virou feriado nacional em 2023 e é considerada um marco histórico de conquista e reflexão sobre a luta contra o racismo e pela igualdade racial no Brasil. Mas foi instituída pela Lei nº 12.519, de 2011. Antes de ser em todo o Brasil seis estados já marcavam o calendário de vermelho nesta data: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
O IBGE explica que o Censo 2022 se baseia na autodeclaração dos indivíduos. Além disso, utiliza o conceito de raça como categoria socialmente construída na interação social e não como conceito de cor propriamente dito.
Historicamente, no Brasil a escravidão foi abolida em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, mas a população negra, não comemora neste dia, pois segundo militantes a assinatura não trouxe liberdade aos negros.