Uma casa pegou fogo após explosão e uma mulher teve parte do seu corpo queimado. A explosão aconteceu enquanto a moradora da casa estava fazendo sabão caseiro com materiais inflamáveis perto do botijão de gás.
No momento do incêndio, também estava na casa, um jovem de 14 anos que acabou ficando gravemente ferido, e foi hospitalizado logo em seguida. O caso aconteceu nesta semana no bairro Expoagra, em Grajaú, a 188 km de Imperatriz.
A moradora da casa relata que estava fazendo as misturas da produção do sabão quando foi utilizar álcool perto do botijão de gás, além do fogão que também estava com as chamas acesas. A casa ficou destruída pelo fogo.
A produção de sabão caseiro era para vendas, que ajudava na renda familiar. Essa é uma prática comum no estado do Maranhão, principalmente nos interiores. As receitas e as formas de fazer que são passadas pelas gerações ganham, com o tempo, algumas modificações para melhor resultado ou maior segurança. Justamente pela presença de produtos químicos que possuem formas corretas de se manusear.
Produtos como Soda ou Potassa cáustica precisam ser tratados com cuidado pois podem causar queimaduras graves na pele e olhos. Também é recomendado o uso de máscaras, por conta dos agentes que, se inalados, causam danos à saúde. Outra advertência comum é no uso dos utensílios que o sabão será fabricado, é importante separá-los dos demais utensílios de cozinha, usados para alimentação, podendo haver contaminação.