Na manhã desta terça-feira, dia 07, o Ministério Público do Maranhão lançou, no auditório das Promotorias de Justiça de Imperatriz, uma campanha de combate a violação dos direitos das crianças. O evento contou com a presença de diversas autoridades e se destacou pela apresentação de um grupo de crianças, que entoaram uma música sobre a importância de proteger e cuidar dos mais jovens.
A campanha, idealizada pelo Ministério Público, está diretamente ligada ao Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Infantil, celebrado em 18 de maio. Este movimento, conhecido como Maio Laranja, busca dar visibilidade a essa questão tão sensível e urgente.
Dados alarmantes divulgados pelo movimento Maio Laranja revelam a extensão do problema no Brasil: a cada hora, 3 crianças são vítimas de abuso, sendo que cerca de 51% delas têm entre 1 a 5 anos de idade. Ainda mais preocupante é o fato de que apenas uma pequena parcela desses casos é denunciada às autoridades, sugerindo que os números reais possam ser ainda mais alarmantes.
A iniciativa, liderada pela promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes da Costa Ferreira, titular da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, visa não apenas conscientizar a comunidade sobre os graves impactos do abuso infantil, mas também incentivar a denúncia e promover a proteção das crianças e adolescentes.
O lançamento da campanha representa um importante marco na luta contra o abuso infantil em Imperatriz.