A distribuidora de energia Equatorial Maranhão se posicionou por meio de nota sobre o jovem que morreu após sofrer um choque elétrico na Concha Acústica de uma praça, localizada na Beira do Açude, no município de Senador La Rocque, na noite desta sexta-feira (29).
Na nota, a empresa lamentou a morte e informou que vai contribuir para o trabalho da perícia técnica para poder esclarecer com precisão o acidente que causou a morte da vítima. O jovem foi identificado como Daniel Messias e trabalhava como segurança no local.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e realizou os primeiros socorros, mas Daniel não resistiu. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Imperatriz.
Leia a nota completa divulgada pela Equatorial Maranhão:
Nota de Esclarecimento
“A Equatorial Maranhão informa que tomou conhecimento do
acidente ocorrido nesta sexta-feira (29) em uma praça de eventos de Senador La Rocque
(MA), e lamenta profundamente a situação que vitimou uma pessoa no município.
A Distribuidora informa que irá contribuir com o trabalho da perícia técnica. Somente após a sua realização, pelas autoridades competentes, será possível conhecer todos os detalhes e esclarecer com precisão as causas do acidente.
Por fim, a Equatorial reforça a importância do uso consciente e seguro da energia elétrica, em especial durante as festas de fim de ano, com instalações de elementos decorativos e/ou ornamentações. A empresa reforça ainda que em situações de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (SAMU)”.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Mais Maranhão também pediu um posicionamento ao município de Senador La Rocque sobre a morte de Daniel.
Segundo caso na região tocantina envolvendo vítimas de choque elétrico
Esse é o segundo caso envolvendo morte por descarga elétrica na Região Tocantina em 24h. Na noite da última quinta-feira (29), uma menina de oito anos de idade morreu após sofrer um choque elétrico em um poste de uma praça do bairro Lagoa Verde, na zona rural de Imperatriz, na Região Tocantina.
Maria Júlia de Sousa Martins brincava na praça por volta das 21h, acompanhada da avó, quando tocou no poste de iluminação pública e sofreu o choque. A menina chegou a ser socorrida, mas morreu antes de chegar ao hospital.
Após o caso, a população ficou revoltada e quebrou os brinquedos da praça. Segundo os moradores da região, o poste já apresentava riscos há algum tempo, mas nada foi feito para solucionar o problema. Ainda de acordo com os moradores, os choques começaram pouco tempo depois da reinauguração da praça e como os postes ficam dentro da área do parquinho, é praticamente impossível impedir que as crianças tenham contato com eles.
O local não possuía nenhum isolamento que pudesse garantir a segurança dos frequentadores da praça. Após a morte de Maria Júlia, a energia elétrica do poste foi cortada.
Nota da Equatorial
A Equatorial Maranhão, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, informou que logo após saber da situação esteve no local e constatou que se tratava da fiação de energia interna da praça. A empresa afirmou, ainda, que realizou o desligamento imediato da energia elétrica no local para eliminar o risco, além disso direcionou o caso para a Prefeitura de Imperatriz tomar as providências necessárias. Ainda segundo Equatorial Maranhão, a iluminação de praças e ambientes públicos faz parte da gestão municipal.
Nota do Município de Imperatriz
“A Prefeitura informa que ainda não identificou a causa da descarga elétrica. Para evitar novos incidentes, a energia foi desligada, e equipes do município e da concessionária Equatorial Maranhão estão investigando a rede elétrica e preparando um laudo.
A Prefeitura expressa solidariedade à família e amigos da criança, oferecendo condolências neste momento de dor. Comprometemo-nos a tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da população”.
O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, se manifestou sobre o caso por meio das redes sociais, no início da tarde desta sexta-feira (29). Ele disse lamentar o caso e se solidarizar com os pais e familiares da criança e afirmou que está tomando todas as medidas necessárias para identificar o que motivou o choque que vitimou a criança.