Estudantes da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus de Ciências Agrárias, em Imperatriz, estão denunciando a qualidade da comida fornecida na instituição. De acordo com os acadêmicos, foram encontradas larvas no almoço servido nesta quinta-feira (21).
Ainda de acordo com os estudantes, reclamações a respeito da qualidade da comida já haviam sido feitas antes, devido a casos de intoxicação alimentar que ocorreram na unidade por causa da comida fornecida aos alunos.
Apesar das várias reclamações dos estudantes, eles contam que a situação relacionada às refeições continuam. O Governo do Estado respondeu por meio de nota sobre a situação:
“Em relação à denúncia, a Universidade Estadual da Região Tocantina (Uemasul) lamenta o ocorrido e informa que a denúncia está sendo apurada junto ao Restaurante Popular Universitário para identificar a origem do problema. Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) acionou a equipe responsável pelo fornecimento da alimentação para adotar as medidas cabíveis.
UFMA/ Campus Bom Jesus
No mês de novembro, vários estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do campus Bom Jesus, reclamaram da situação da comida servida no Restaurante Universitário da instituição. De acordo com os acadêmicos, foram encontrados caramujo no feijão, em outra ocasião foi encontrado uma mosca na refeição.
Após diversas reclamações e até casos de alunos ir ao hospital por passar mal ao comer o alimento fornecido, uma dedetização foi realizada para combater a infestação de moscas no RU da unidade. O local também chegou a ser interditado para tentar acabar com o problema.
Uma nota foi disponibilizada aos acadêmicos do campus sobre o problema:
“Informamos à comunidade do Centro de Ciências de Imperatriz – CCIM que, em virtude da interdição do Restaurante Universitário – RU, infelizmente, o funcionamento do RU está suspenso temporariamente. Foram identificadas outras questões a serem resolvidas junto à Vigilância Sanitária, de modo que, no momento, não foi possível definir um prazo de retorno das atividades. As equipes da Direção da UFMA Imperatriz e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil – PROAES continuam buscando que a situação seja resolvida o mais rápido possível”.
Foi recomendado pela direção da UFMA que os acadêmicos utilizassem de forma alternativa o Restaurante Popular da Avenida Pedro Neiva de Santana, pois ainda não há prazo para o retorno das atividades do Restaurante Universitário.