Em Bacuri, a 504 km de São Luís, o ex-prefeito da cidade, José Baldoíno, foi condenado por desvio de verbas públicas, apropriação indevida e omissão de informações sobre prestações de contas. Inicialmente, ele recebeu uma pena de dois anos de prisão, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade e em impedimento de assumir qualquer cargo público por cinco anos.
José Baldoíno foi prefeito de Bacuri entre 2013 e 2016. Ele também é réu no “Caso Pau de Arara”, um acidente que matou oito estudantes que estavam em um veículo de transporte escolar do município em 2014. O ex-prefeito e mais duas pessoas continuam sendo investigados neste caso.
Caso “Pau de Arara”
Eles estavam em uma caminhonete ‘pau de arara’ com mais 14 alunos, quando o veículo colidiu de frente com um caminhão transportando pedras. A caminhonete era dirigida por um adolescente que não tinha habilitação e era filho do motorista.
Os réus no caso do acidente, que seriam levados a júri popular pelos crimes de homicídio qualificado e lesão corporal, mas por decisão o Tribunal de Justiça do Maranhão estão sendo julgados em primeira instância, por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
O acidente provocou a morte de nove pessoas, sendo oito estudantes e o motorista. O veículo envolvido no acidente, foi contratada ilegalmente em 2013, pela Prefeitura de Bacuri. O contrato era de 10 meses, por mais de R$ 1 milhão e destes, R$ 600 mil eram destinados para manutenção do transporte escolar na cidade.