O Governo do Maranhão interrompeu a distribuição de leite especial, destinado a crianças com alergia à proteína do leite da vaca e intolerância à lactose. Após as reclamações das mães das crianças que precisam do leite, o governo afirmou que o produto está em falta no país.
Uma lata desse leite especial custa em média R$300 e existe um programa do governo que fornece uma distribuição gratuita para crianças que necessitam consumir esse tipo específico de leite.
As mães reclamam que não recebem mais o produto há semanas e foram buscar esclarecimentos com o governo. A reclamação é de mães de várias partes do Maranhão que estão se reunindo também para pedir ajuda da imprensa na divulgação.
O grupo das famílias chegou a procurar o governo pelas redes sociais. Que chegou a informar que o tipo de leite está em falta no Brasil e que assim que for regularizada a oferta, dará prioridade para a distribuição.
Porém, ao procurar o fabricante do leite foram informados que a distribuição do produto está sendo feita normalmente. O programa atende crianças com até 3 anos. Para fazer parte, as crianças passam por uma avaliação feita por uma comissão com um médico gastropediatra.
A promotoria de saúde informou que vai investigar as causas da falta do produto. Alegando que, se forem constatadas irregularidades nos processos, as medidas judiciais cabíveis serão aplicadas.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde já informou que a ordem de fornecimento foi emitida pelo distribuidor e que o leite especial estará disponível até 18 de outubro. Sobre o prazo, a secretaria disse que o carregamento do produto está no estado e que tem 20 dias para fazer a distribuição. A cobrança das famílias foi repassada mais uma vez ao Governo do Estado.