O final de semana começou com o tempo fechado em algumas cidades maranhenses, como por exemplo em Imperatriz, e de acordo com a meteorologia, isso é sinal de chuvas fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para este sábado (06) e domingo (07) é de chuvas intensas em grande parte do estado.
Quase todo o Maranhão, está sob alerta amarelo e laranja de fortes chuvas. A área que pode ser mais afetada é a região Sudeste e Centro-Oeste, incluindo a cidade de Imperatriz, Açailândia, Governador Edison Lobão e Estreito. Nestas cidades, a chuva pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h, além de riscos de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já na região Norte, a chuva pode variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ainda segundo a meteorologia, o mês de abril, assim como o mês de março, deve ser marcado por chuvas intensas em todo o estado.
Enchentes no MA
No Maranhão, subiu para 13 o número de cidades que decretaram situação de emergência por causa de enchentes e alagamentos, devido às fortes chuvas que atingem todo o estado, provocando o aumento no nível dos rios e riachos. Os novos municípios maranhenses que entraram em situação de emergência foram Carutapera, Governador Nunes Freire e Boa Vista do Gurupi.
De acordo com a Defesa Civil do Maranhão, mais de 600 famílias estão desabrigadas e 1.663 famílias estão desalojadas. Na capital, 72 áreas de risco de deslizamentos, alagamentos e desmoronamentos estão sendo monitoradas pela Defesa Civil da cidade.
Os municípios de Serra Negra, São Roberto, São João Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão e Trizidela do Vale também estão na lista das cidades afetadas pelas cheias dos rios. As famílias afetadas pelas chuvas estão sendo auxiliadas pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil, que prestam esses apoios nessas situações.
A Defesa Civil alerta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.
A Defesa Civil orienta, também, que ao perceber riscos de alagamentos na cidade, a população deve procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199 respectivamente, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias.