As chuvas que estão atingindo o Maranhão nos últimos dias tem deixado milhares de famílias desabrigadas e muitos moradores preocupados em todo o Estado. Após a chuva dessa sexta-feira (28) que se estendeu até a madrugada desta terça-feira (29), muitos municípios estão alagados, rios que já ultrapassaram o nível de transbordamento encheram mais ainda.
O Maranhão segue em estado de alerta laranja, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de mais chuvas durante o dia e a noite em algumas cidades do Estado.
Em Pedreiras, distante 245 km de São Luís, famílias estão desabrigadas após a cheia do rio que avança pelas ruas da cidade por conta das fortes chuvas na região. Até o momento, cerca de 1.556 pessoas foram afetadas pelo rio Mearim que chega a 7,56 metros no interior do Estado.
No município de Nina Rodrigues, distante 185 km de São Luís, o rio Munim chega a 10 metros acima do nível normal, também por conta das fortes chuvas nos últimos dias.
Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, famílias sofrem com ruas e casas alagadas por conta da cheia dos riachos que cortam a cidade. As residências são invadidas pela água gerando grandes prejuízos aos moradores e quem precisa sair de casa fica com medo, pois a água cobre os buracos aumentando os riscos de acidentes e danos nos automóveis.
A previsão meteorológica alerta para Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..