Chegou ao fim nessa sexta-feira (06) a greve dos professores municipais de São Luís. O encerramento do movimento grevista ocorreu após 19 dias de paralização, depois do sindicato da categoria aceitar a proposta de 10,06% de reajuste salarial para os professores que ganham acima do piso salarial. Antes os servidores da educação pediam o reajuste de 33%.
Com o acordo entre o município e a categoria, a volta dos professores as salas de aulas deve ocorrer nesta segunda-feira (09). Segundo o Sindeducação, a prefeitura de São Luís se comprometeu em suspender o seletivo de professores substitutos que havia sido publicado na última quinta-feira (05), e de não abrir processo administrativo disciplinar contra os professores grevistas.
A Prefeitura da Capital também garantiu que irá abolir as faltas que os professores tiveram durante os dias de paralização, já que uma decisão judicial havia autorizado que os dias fossem descontados dos salários dos profissionais, e também vai manter um canal de comunicação para discutir futuros reajustes.
Vale lembrar que na terça-feira (03), o SindEducação chegou a reduzir a proposta de 33% e propôs um reajuste de 17,62% , mas a proposta foi rejeitada pela Prefeitura, que alegou restrições orçamentárias para o cumprimento da oferta.