A Polícia Civil prendeu neste fim de semana, Manoel Costa Alves, homem com extensa ficha criminal e já condenado por crimes cometidos no Amazonas e no Maranhão. Acusado de homicídio em Manaus em 1998, Manoel estava foragido e foi localizado em Vitória do Mearim, após uma investigação que percorreu mais de 3.350 quilômetros.
A abordagem ocorreu na BR-222, onde Manoel tentou se passar por “Emanoel de Sousa Silva” e apresentou documentos falsos na tentativa de despistar os agentes. A farsa, no entanto, foi descoberta após a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Federal, identificar que o acusado possuía dupla identidade desde 2011, utilizando uma certidão de nascimento falsa.
Além do homicídio em Manaus, a investigação revelou que Manoel já era foragido do sistema prisional do Maranhão, de onde havia escapado após ser condenado a mais de cinco anos de prisão por um roubo à Caixa Econômica na cidade de Viana. Durante a prisão, ele também foi flagrado com posse ilegal de armas: uma arma comum e uma de uso restrito das Forças Armadas, o que agrava as acusações que agora enfrenta.
A captura de Manoel Costa Alves destaca a importância da integração entre a Polícia Civil e a Polícia Federal, que, ao compartilhar informações e esforços, reforçam o combate à criminalidade e possibilitam a prisão de foragidos mesmo após anos de investigação.